sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Candidatos eleitos em 2010 são diplomados pelo TRE


Foto: Danillo Melo - D24Am
Manaus - Todos os 64 políticos eleitos e seus suplentes começaram a ser diplomados por volta das 16h40 desta sexta-feira (17) no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM). A solenidade começou por ordem de hierarquia, com a diplomação do governador Omar Aziz (PMN), seguido pelo senador Eduardo Braga (PMDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB), e pelos eleitos aos cargos de deputado federal e estadual.

Antes da solenidade, logo durante a chegada, o senador eleito Eduardo Braga, o primeiro a chegar, disse que pretende honrar compromissos de campanha, sobretudo no sentido de trazer recursos na área de saúde e educação para o Estado. Pouco depois, foi a vez do governador Omar Aziz. Ele anunciou, para ano que vem, a criação de uma secretaria voltada ao público portador de deficiência física.
Durante seu discurso, o governador fez piada sobre seu próprio histórico político. “É a primeira vez depois de muito tempo que recebo o diploma de eleito”, disse, lembrando que foi vice em quatro ocasiões: duas do senador Alfredo Nascimento (PR), quando este foi prefeito de Manaus, e duas do senador eleito Eduardo Braga, quando ocupou o cargo de governador do Estado.
Omar também lembrou a campanha às eleições deste ano, fazendo referência indireta ao senador e agora novamente ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, seu principal adversário políticos em 2010. “Nós não perdemos um minuto sequer do nosso tempo no horário eleitoral. Simplesmente porque nos concentramos em propostas”, disse Omar, referindo-se a algumas ocasiões em que a coligação de Nascimento foi punida pelo Tribunal Regional Eleitoral  do Amazonas (TRE-AM) com perda de tempo  no programa eleitoral.
Nova oposição na Assembleia
Os vereadores Marcelo Ramos (PSB) e José Ricardo Wendling (PT) estão entre os novos deputados para o exercício de 2011 na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE). O parlamentar petista afirmou que no Parlamento estadual a postura será a mesma adotada na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
“Vou manter minha postura de agente fiscalizador do Governo, observando as contas públicas, os investimentos. Além disso, vamos olhar além de Manaus, vamos atentar para o interior do Estado. Vamos apresentar propostas para melhorar a vida da população. O Governador não é representante do povo. Quem representa o povo são os parlamentares. Portanto temos que apontar os erros e equívocos que possam vir a acontecer”, disse.
Na mesma linha política, Marcelo Ramos disse que a cidade de Manaus será sua principal prioridade. “Na Assembleia aumentam as responsabilidades, mas o trabalho é o mesmo, que é fiscalizar o Governo e apresentar projetos. Obviamente meu mandato priorizará a questões de Manaus, até porque no Amazonas 60% da população está em Manaus e 90% da economia está em Manaus. É claro que temos de olhar para o interior do Estado e apresentar políticas que dividam melhor esse bolo”, disse o vereador.
Vanessa critica Arthur
A deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB), diplomada como senadora, alfinetou o senador Arthur Virgílio Neto (PSDB), que deixa o cargo no fim do ano. Ela lembrou da posição crítica do senador sobre a nova composição do Congresso Nacional após o pleito deste ano, que vai deixar a recém eleita presidente Dilma Rousseff com ampla maioria. Arthur dizia que havia necessidade de manter equilíbrio no Congresso.
“De que equilíbrio ele fala? Dentro da proposta política adotada pelo presidente Lula e agora da presidente Dilma, a formação no Congresso é sim favorável”, afirmou. Vanessa disse ainda que a maioria no Congresso sendo favorável à presidente não significa subserviência. “O fato de ser favorável não significa ser subserviente. Já fui parlamentar de oposição e aliada, mas sempre mantive uma postura de fiscalizadora e não vou deixar de manter”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário